quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Cana Fogo e Bagaço

Identidade visual do projeto, capa do livro e do filme, Cana Fogo e Bagaço.

Pensando na riqueza do material fotográfico, que disponho, sobre os antigos engenhos de cana de açúcar, me dispus a elaborar um projeto de fotografia documental, que consiste em fotografar e filmar os remanescentes engenhos de cana de açúcar da Paraíba. O resultado dessa documentação foto-videográfica, seria uma mega exposição, a edição de um curta metragem e a publicação de um livro de fotografia, cujo título será o mesmo do projeto: Cana Fogo e Bagaço.
Este trabalho pretende apresentar a fotografia documental, eivada de atributos estéticos, como uma das formas contemporâneas de expressão artística das mais instigantes. Seguindo os passos inspiradores de grandes documentaristas, como Tomaz Farkas, Pierre Verger e Marc Ferrez, de maneira criativa e impactual, a documentação fotográfica fará uso de recursos tecnológicos modernos para produzir uma coleção primorosa, onde a documentação se apresente de forma lúdica e acessível a todos os públicos. Portanto, captar imagens que propicie um pensamento crítico sobre o assunto abordado e, indubitavelmente, promover a reflexão e discussão, sobre esse momento histórico da formação da vida social brasileira.
Lembrando que, na atualidade, contando com o avanço tecnológico da captação de imagens digitais, o trabalho de documentação fotográfica, se reveste de características de qualidade, rapidez e economia, quando não mais existe a castradora preocupação com a limitação do consumo de filmes. Isso termina por criar circunstâncias, que favorecem e enriquecem as possibilidades de realização de um trabalho, com maior liberdade de meios, contribuindo para a conquista da qualidade somada a quantidade das imagens captadas. Com a realização desse projeto estaremos contribuindo para a difusão e massificação da arte da fotografia, que vive momentos de grande efervescência, interesse e popularidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário